Entre título/corpo

29/10/2021

Ações de formação para docentes

Nos dias 21 e 28 de outubro, decorreram duas ações de formação para docentes “Escriatividade: do papel ao digital” e “Diz-me o que escreves e apoiar-te-ei como fazer” certificadas pelo CFAEATB, na modalidade de ACD, com a duração de 3 horas cada, em regime a distância.
Esta formação, além de outros objetivos específicos, visa aumentar a capacitação dos docentes na área da literacia da leitura e da escrita, com vista à implementação de estratégias específicas para alunos com dificuldades nesse domínio, indo ao encontro do preconizado nos Plano 21|23 Escola + e PADDE.


Com um total de 84 docentes oriundos de escolas de todo o país (36 deles do AEJM), o formador José António Batista, durante as 6 horas de formação, estimulou a reflexão sobre as potencialidades e impacto dos desafios de escrita criativa nas práticas educativas e deu a conhecer um conjunto de ferramentas muito aliciantes para trabalhar com os alunos na produção de textos criativos.


Os formandos foram solicitados a colocarem-se no lugar de “alunos” e a realizarem tarefas / desafios que poderão, depois, replicar e/ ou adaptar às suas turmas e contextos de trabalho, de modo a incitar ao trabalho colaborativo entre alunos, a promover parcerias com a biblioteca escolar e a estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. No final, foi solicitada a avaliação das ações e os formandos foram unânimes em considerar as ações muito proveitosas, com sugestão de estratégias e dinâmicas aliciantes e de aplicação prática e exequível junto dos alunos.

Em nome das bibliotecas escolares, deixamos o agradecimento ao professor José António Batista pela disponibilidade em aceitar o desafio que a BE lhe lançou, de colaborar como responsável pela dinamização de ações contantes no plano de melhoria da biblioteca, bem como o reconhecimento pelo excelente contributo e trabalho em prol do aumento da capacitação dos docentes na área das literacias da leitura e da escrita.


28/10/2021

Sessão formativa - 10.ºC

Além do apoio individual nas instalações da biblioteca, sempre que o aluno solicita ajuda ou os docentes da equipa da BE se apercebem de dificuldades no âmbito da realização de determinada tarefa ou trabalho, as professoras bibliotecárias têm vindo a dinamizar sessões, em contexto letivo, a pedido dos docentes de diferentes áreas curriculares, para ensinar os discentes a organizar, produzir e partilhar informação com recurso às tecnologias da informação e comunicação, ou a explorar determinada ferramenta para situações específicas de projetos ou trabalhos.

A primeira turma a agendar, este ano letivo, foi o 10.ºC e a iniciativa partiu da docente de Biologia e Geologia, professora Anabela Vidal que, no dia 26 de outubro, reservou parte da sua aula para este trabalho, de pesquisa e organização da informação, com particular enfoque nas ferramentas a utilizar aquando da realização de trabalho de grupo, executados na escola ou de forma remota, para uma efetiva colaboração e concretização entre todos os discentes.


Com esta ação, a biblioteca em colaboração com os docentes, trabalham a área das metodologias ativas, desenvolvendo competências associadas à literacia digital, da informação e dos média, preparando os alunos para a realização das tarefas individualmente, ou em grupo, no ensino presencial ou a distância.

 

27/10/2021

Sessão de trabalho aprender com a biblioteca escolar

No dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, a biblioteca do AEJM promoveu a sessão de trabalho Aprender com a Biblioteca Escolar, que decorreu online, dinamizada pela Dra. Maritza Dias e organizada conjuntamente com as professoras bibliotecárias.

Esta sessão de trabalho, com a duração aproximada de 90 minutos, decorreu em dois horários distintos, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados, e dirigiu-se aos elementos da equipa da biblioteca e aos coordenadores de estruturas intermédias e projetos, promotores junto dos seus pares da integração e desenvolvimento de competências da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, indo ao encontro das orientações do Plano Escola + 21|23 e PASEO.



Os 18 participantes presentes nesta ação puderam analisar uma proposta, de acordo com o seu grau de ensino/ área curricular que lecionam, para assim refletirem sobre a exequibilidade da sua aplicação no âmbito do seu trabalho com os alunos, em articulação com a biblioteca escolar.



Nesta data tão simbólica para este serviço, pretendemos dar a conhecer de forma prática, junto dos docentes que nunca aplicaram o referencial AcBE, “um instrumento determinante para a ação das bibliotecas escolares enquanto espaços educativos integradores de múltiplas literacias que desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente” e, para os que já aplicaram, explorar as novas propostas que são introduzidas regularmente no sítio agregador de propostas de atividades deste referencial.

Um agradecimento muito especial à nossa coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Maritza Dias, pelo seu apoio e colaboração nas propostas que lhe apresentamos, e a todos os colegas presentes, que continuam a acreditar e a procurar estratégias e dinâmicas para uma maior motivação dos alunos e para o enriquecimento das práticas de ensino, o que se refletirá, sem dúvida,  tanto nos resultados obtidos como nos produtos criados.


26/10/2021

Ler com a biblioteca | Tempo para ler e pensar entre 11.ºB e 7.ºD


Arrancou no dia 22 de outubro a atividade Ler com a biblioteca | Tempo para ler e pensar.

Esta 1.ª sessão aconteceu entre as turmas 11.ºB e 7.ºD e as respetivas docentes de Filosofia e Português, professoras Olívia Dias e Suzana Cerqueira, respetivamente.

A abordagem relativa aos Direitos Humanos, realizada pelos alunos mais velhos, orientados pela professora de Filosofia, pretendeu estimular o pensamento crítico dos colegas mais novos e, através da apresentação de casos concretos e opiniões de cada um dos intervenientes, levá-los a refletir e a posicionarem-se sobre múltiplas questões do quotidiano. 

Os alunos mais novos foram sucessivamente chamados a interagir e apresentar juízos e apreciações, apesar de se mostrarem algo reservados, e disseram no final ter gostado desta modalidade de trabalho, orientado pelos colegas do secundário.

21/10/2021

Ações de Curta Duração (ACD) no Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar

 No âmbito do Plano de Melhoria das nossas bibliotecas vão realizar-se duas Ações de Curta Duração (ACD) de 3 horas, “Escriatividade: do papel ao digital” “Diz-me o que escreves e apoiar-te-ei como fazer”, dinamizadas pelo nosso colega e formador José António Batista, no CFAEATB. 

As ações decorrem nos dias 21 e 28 de outubro, das 19:00 às 22:00 horas (online), abertas aos docentes de todos os ciclos de ensino, com o objetivo principal de “dotar os professores de ferramentas analógicas e digitais potenciadoras da escrita criativa para que possam desenvolver, nos seus contextos educativos, experiências continuadas, no âmbito da escrita criativa, em articulação estreita com a biblioteca escolar e em projetos interdisciplinares.”

 


Ainda é possível proceder à inscrição na do dia 28, aqui.