Entre título/corpo

12/02/2020

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz


Uma vez que a educação para a paz e a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência contribuem para uma Escola sem Bullying e sem Violência, a biblioteca escolar da Escola Nadir Afonso organizou para a turma do 5.º E uma oficina de escrita, onde os alunos teriam que escrever uma frase, um texto ou uma quadra com palavras relacionadas com este tema, sendo a palavra PAZ obrigatória.


Os alunos, acompanhados pelos professores de Apoio ao Estudo, envolveram-se com muito entusiasmo na atividade, cujo resultado foi um conjunto de frases repletas de sentimento e significado.

Esta atividade foi o 1.º momento de trabalho na BE para assinalar esta data tão importante, que deve ser tomada como um desígnio em todas as escolas.


Num 2.º momento, a biblioteca escolar quis destacar a Escola Nadir Afonso com uma leitura em voz alta das frases/textos elaborados na oficina de escrita, uma apresentação de cartazes com palavras alusivas ao tema e uma pequena dramatização sobre o bullying para sensibilização dos alunos, de modo a que todos unidos consigamos combater a violência e promover a paz.

Participaram nesta atividade as turmas do 5.º E e 6.º C e respetivos professores de Educação Musical e Português.
Que esta efeméride, que surgiu em 1964 com o objetivo de alertar para a necessidade de uma educação constante pela Não-Violência e pela Paz e que coincide com o dia da morte de Mahatma Gandhi, grande defensor da Não-violência como forma de revolução, seja o iniciar de muitos outros em que todos vamos dar as mãos, como símbolo da união e da amizade.

Assim, unidos, seremos mais fortes!

Não à violência! Sim à Paz!...



Sem comentários:

Enviar um comentário