Entre título/corpo

27/03/2019

Dia do PI


No dia 14 de março, o Dia do Pi (π), tivemos na Escola Dr. Júlio Martins um convidado especial, o professor José Paulo Viana, um dos maiores divulgadores da Matemática em Portugal, para nos falar de números e da sua importância na nossa vida, atividade organizada pela área disciplinar de Matemática e pela Biblioteca Escolar.

Na nossa escola realizaram-se duas conferências: “Magia e Matemática”, dirigida aos alunos do 7.º ano, e “Alguns Números pela Vida Fora, incluindo um Porco Fardado de Almirante”, para o 10.º ano.
De uma forma muito dinâmica e sempre através de cálculos e números, o professor José Paulo foi apresentando várias situações e desafios que estimularam muito o interesse e a curiosidade de toda a plateia, dado estabelecer relações entre a matemática, outras áreas do conhecimento e a vida real. Um exemplo, é o do crescimento exponencial, em que utilizou o caso do porco fardado de almirante, recorrendo a uma situação real e relacionada com um período da nossa História.

O professor José Paulo Viana foi convincente e conseguiu transmitir o valor que dá aos conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade, facto testemunhado pelo auditório repleto de alunos e professores completamente concentrados e interessados pelos cálculos e ideias que apresentou.
Foram duas aulas que levaram à reflexão, além de ficarmos todos a saber que nascemos para a matemática e, os que ainda não se tinham apercebido, podem começar a fazer contas para comprovar ou refutar esta teoria!

Em nome de todo o agrupamento, agradecemos ao professor José Paulo Viana a sua disponibilidade, bem como a realização destas ações que tanto agradaram aos presentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário