Entre título/corpo

11/05/2016

Roteiro de românico

Integrado no Plano Anual de Atividades do nosso agrupamento, e no âmbito do projeto Viagens ao passado dinamizado pelas bibliotecas escolares, o professor Luís Carvalho preparou um Roteiro do Românico pelo concelho de Chaves, com os objetivos de conhecer o património arquitetónico e sensibilizar para o conhecimento e interesse pela História nacional e local.

Após divulgação junto da comunidade educativa, decorreu o período de inscrições que contou com 25 elementos, destacando-se a presença de alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes. Entretanto, foram estabelecidos os contactos para as visitas às igrejas e capelas, bem como para o transporte e almoço dos visitantes.

Chegado o dia, 7 de maio, que resolveu apresentar-se bem fresco, deu-se ordem de partida para a Igreja de Santa Leocádia. Aqui, fomos surpreendidos pela beleza dos frescos, que cobrem as paredes, e pela boa conservação de todo o edifício. Seguiu-se a Igreja de Santa Maria de Moreiras, onde fomos recebidos pelo Sr. Padre Mateus que nos explicou os tesouros que aqui se guardam, dando-nos uma lição sobre a importância religiosa que tinham estas aldeias (onde é pároco) entre os séculos XI e XIII. Na passagem para o templo seguinte, fomos visitar a capela de Santa Marinha, outra preciosidade que a maioria nunca tinha visitado. Na igreja de Nogueira da Montanha, observamos também a presença de frescos e outras semelhanças com catedrais conhecidas.
Após o almoço, seguiram-se a igreja da Senhora da Azinheira, em Outeiro Seco, a capela de Santa Comba, na Granjinha, e a igreja de Santa Maria Maior, em Chaves.
Durante as visitas, foram lidos excertos de obras e poemas que mencionam situações relativas a Deus, aos santos, à religião ou a igrejas.
Sempre acompanhados pelas explicações detalhadas do nosso guia, professor Luís Carvalho, que transmite o seu conhecimento com grande paixão, foi um dia de grande aprendizagem sobre a arte românica e o património arquitetónico do concelho, assim como de convívio entre os participantes deste roteiro.


Um agradecimento especial ao Sr. Padre Mateus, sempre disponível e atencioso e que tão bem nos recebeu nas suas igrejas, e às senhoras responsáveis pelas igrejas de Santa Leocádia e da Senhora da Azinheira e pela capela de Santa Comba, que nos abriram as suas portas.

Esta viagem ao passado foi um êxito que esperamos repetir no próximo ano. 


Sem comentários:

Enviar um comentário