Entre título/corpo

28/04/2015

O 25 de abril na BE da Nadir

No âmbito das comemorações do 25 de abril, três turmas da EBNA, estiveram envolvidas numa atividade de música e leitura. A proposta partiu da BE que desafiou três alunos do 6.º H e um aluno do 5.º F para darem vida à história “A Flor de Abril” de Pedro Olavo Simões.
A atividade iniciou-se com um momento musical proporcionado por 7 alunos do 6.º C e um do 6.º H, onde foram ouvidos dois temas alusivos a esta data, tais como “Grândola Vila Morena” e “Uma Gaivota, Voava, Voava”.

De seguida, passou-se à leitura dramatizada da história referida anteriormente, que  foi narrada pelo Luís Maia e pelo Gaspar e que contaram a todos os presentes o que foi o 25 de abril. Um pai, personagem interpretada pelo Gonçalo, que é pintor, vai buscar à sua memória as respostas à curiosidade do filho, personagem interpretada pelo Gabriel, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda.






Com a simplicidade desta “ conversa” a quatro, os alunos contaram-nos a história da revolução dos cravos, da guerra do ultramar, do homem que queria mandar sozinho, e do que lhe seguiu e se rendeu, sem que um tiro fosse disparado, dos capitães de abril que derrubaram a ditadura, do povo que saiu à rua e fez a revolução e da florista que cravou no cano da espingarda cinzenta um cravo vermelho.

E foi através desta flor da liberdade que ficamos a saber quanto vale um voto e que todos temos “ o poder de decidir, com o nosso voto, o que queremos para o nosso país. Se não o fizermos, os outros vão decidir por nós. E quando os outros decidem por nós, não somos livres.”

No desenrolar desta atividade, foram vários os professores que se juntaram a nós nestas comemorações, seduzidos pelo som das músicas que se ouviam e que no final resultou num canto coletivo e entusiástico da canção “Uma Gaivota Voava, Voava”.

Agradecemos aos professores Heitor Reis, Pedro Sevivas, Cristina Naya e Beatriz Martins assim como às turmas participantes (6º A, 6ºC e 6º H) porque sem elas nada disto seria possível..


Sem comentários:

Enviar um comentário