Entre título/corpo

02/06/2014

XXVII Encontro de Leitura em Mairos

Foi contemplando o céu que demos por encerrados os Encontros de Leitura do Projeto aLer+ do Agrupamento Júlio Martins do ano letivo 2013/2014.
Foi para Mairos que na última sexta-feira, dia 30 de maio, a comunidade leitora do AEJM se dirigiu para explorar os céus. Primeiro, na tão acolhedora escola que recebeu pela 3.ª vez o Encontro  e debaixo de um teto enfeitado com lindas estrelas feitas pelos alunos anfitriões, desvendaram-se as leituras sobre o tema: muitos poemas, excertos de obras, leituras em grupo com recurso a divertidos adereços, leituras entre mães e filhos,...
Apesar do tema exigir uma procura mais minuciosa, todos foram empenhados e descobriram um tesouro entre as muitas estrelas e planetas da nossa literatura, de modo a poder surpreender os restantes participantes.
Para os mais pequeninos e outros que não poderiam dirigir-se ao local de observação do céu ao telescópio, o professor Gil Alvar projetou as imagens das estrelas e constelações visíveis nessa noite e falou inclusivamente da mitologia associada a determinadas figuras imaginadas, que originou várias lendas conhecidas. 
Depois das leituras, as docentes Fernanda Cepeda e Maria Mateus  e comunidade escolar de Mairos convidaram os presentes para um lanche muito apetitoso e variado, de modo a que todos puderam provar as várias especialidades. 



Mas o serão ainda não estava terminado! 
Contactado pelo Departamento de Ciências Experimentais, o Sr. Engenheiro Paulo Coimbra encontrava-se à nossa espera num local à saída da aldeia (que reúne as condições necessárias) para, com os telescópios preparados, nos oferecer uma sessão de observação do céu. Primeiro, explicou e mostrou (usando um apontador luminoso próprio) as estrelas e constelações visíveis nessa noite no céu de Mairos e, depois, cada um pôde “espreitar” através do telescópio e sentir-se mesmo próximo das estrelas.

O nosso agradecimento ao Sr. Engenheiro Paulo Coimbra pela sua disponibilidade e gentileza em deslocar-se a Mairos para participar nesta iniciativa, e pelo grande valor que veio acrescentar a este Encontro de Leitura.





Sem comentários:

Enviar um comentário