Entre título/corpo

13/11/2013

Autor do Mês

Vinicius de Moraes


Vinicius de Moraes, filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, nasce a 19 de outubro de 1913, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, com o nome de batismo Marcus Vinitius da Cruz de Melo.
Aos nove anos já escreve os primeiros versos no colégio que então frequenta.
Com apenas 17 anos entra para a Faculdade de Direito e lá conhece um grupo de intelectuais que marcaria definitivamente a sua vida. Em 1941, começa a trabalhar como crítico cinematográfico no jornal A Manhã vivendo entre músicos, atores, cineastas, executivos e críticos de cinema. Em 1933 forma-se em Direito e edita o seu primeiro livro de poemas O caminho para a distância.
Em 1954 lança um conjunto de poemas organizado com a ajuda de Manuel Bandeira intitulado Antologia Poética.
 Em 1965 inaugura-se a era dos festivais na música brasileira e Arrastão, composta em parceria com Edu Lobo e interpretada pela fantástica Elis Regina, é eleita a melhor música do I Festival Nacional de Música Popular Brasileira. Em 1970 inicia uma longa e frutífera parceria de canções, discos e espetáculos com Toquinho. A primeira canção que compõem juntos é “Como dizia o poeta” apresentada em setembro, num espetáculo feito no Teatro Castro Alves.
Em 1980, e já com graves problemas de saúde, lança com Toquinho o seu derradeiro disco Um pouco de ilusão.
Vinicius de Moraes morre de edema pulmonar, a 9 de julho de 1980, na sua casa da Gávea ao lado do seu parceiro musical Toquinho e da sua mulher Gilda Mattoso.

in  www.viniciusdemoraes.com.br 



Sem comentários:

Enviar um comentário