Entre título/corpo

26/11/2012

XVI Encontro de Leitura

Realizou-se no passado dia 23 de novembro, na Universidade Sénior de Rotary, o XVI Encontro de Leitura promovido pelo Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, dando continuidade ao Projet aLer+. 

Este encontro foi o segundo deste ano letivo e teve como tema a obra do escritor Jorge Amado. Foram lidos excertos de vários dos seus livros à medida em que David Areias, responsável pela biblioteca daquela universidade, fazia o enquadramento da vida do escritor enquanto homem e intelectual que defendeu as suas convicções e valores contra o que era considerado "politicamente correto" na época e na sociedade em que viveu. 

Enquanto os alunos mais novos, do sexto ano, leram um excerto do livro infantil "O gato malhado e a andorinha Sinhá", duas alunas do décimo ano leram dois excertos do livro "Gabriela", em que é clara a posição do escritor em relação à evolução da cidade e aos preconceitos sociais existentes na época retratada, com especial destaque para o papel subalterno a que a mulher de então era sujeitada.

No final, depois de várias intervenções sobre a qualidade da obra de Jorge Amado e a mestria da sua escrita, o convívio entre os presentes prolongou-se por mais um pouco, continuando a sua obra a ser saboreada em conversas informais com umas fatias de bolo pelo meio.


Sem comentários:

Enviar um comentário