Entre título/corpo

31/10/2025

MIBE- Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 

Durante o mês de outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, sob o tema “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”. Este mês marcou também o início das atividades regulares da biblioteca, com propostas pensadas para despertar o interesse pela leitura e promover o uso autónomo e responsável dos seus recursos.

As comemorações começaram com a Formação do Utilizador – “Conhece a tua biblioteca”, dirigida a todos os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
Foram momentos de leitura, dramatização e muita interação, com histórias como Onde está o livro que estava aqui?, de Telma Guimarães; O livro que não queria ser lido, de David Sundin; e O incrível rapaz que comia livros, de Oliver Jeffers.

As crianças da educação pré-escolar refletiram sobre o papel da biblioteca e consolidaram os seus conhecimentos com o jogo “O Semáforo”.
Os alunos do 1.º ciclo participaram no “Jogo da Glória da Biblioteca”, com desafios sobre a utilização e organização dos espaços e recursos.
As turmas do 2.º ano elaboraram puzzles literários, que serviram de ponto de partida para a descoberta dos livros e da sua classificação.

Dando continuidade à temática do mês, foi também dinamizada a atividade “Histórias: com ou sem IA”, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares, que promoveu a reflexão sobre a relação entre inteligência artificial, imaginação e criação literária, concluindo que as histórias e ilustrações da IA não são tão interessantes como as criadas por seres humanos.

O mês encerrou com o encontro online com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A conversa centrou-se na obra Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial, celebrando também os 500 anos do nascimento de Camões.

Foi um mês vivido para além das estantes, em que livros, tecnologia e criatividade se uniram.


29/10/2025

Ler para Aprender e Ser – “Eu não fui!”, de Christian Voltz

 


No âmbito da iniciativa Ler para Aprender e Ser, realizaram-se sessões de leitura expressiva da obra “– Eu não fui!”, de Christian Voltz, dirigidas às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º ano.

A leitura foi conduzida de forma expressiva e interativa, conquistando a atenção e o riso das crianças, que se deixaram envolver pela divertida história de desculpas e trapalhadas.

Como prolongamento da atividade, os pequenos leitores exploraram a mensagem da obra, refletindo sobre a importância de assumir as próprias ações e de dizer a verdade. No final, concluíram que reconhecer um erro pode ser difícil… mas é sempre o primeiro passo para o corrigir!

28/10/2025

Encontro online com Isabel Alçada: descobrir “Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial”

No passado dia 27 de outubro, as turmas do 6.ºB e do 6.ºG tiveram a oportunidade de participar num encontro online com a escritora Isabel Alçada, coautora do livro “Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial”.

A iniciativa, dinamizada pela Rede de Bibliotecas Escolares, abriu portas para conhecer melhor a vida e a obra de um dos maiores poetas portugueses, cuja data da morte - 10 de junho - foi escolhida para celebrar o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Durante a sessão, foi sendo revelado o processo criativo que deu origem ao livro e os alunos mostraram interesse por aspetos menos conhecidos da vida de Luís de Camões, partilhados pela autora a partir da sua investigação. Foi um momento de descoberta e inspiração, que aproximou mais os jovens leitores da riqueza da literatura portuguesa.

Mais uma vez, a biblioteca escolar cumpriu o seu papel de espaço privilegiado de encontro entre livros, autores e jovens curiosos!

 


27/10/2025

Ler para Aprender e Ser – “Trincas, o Monstro dos Livros, Emma Yarlett”

 


No âmbito da iniciativa Ler para Aprender e Ser, a professora Anabela dinamizou uma sessão de leitura expressiva da obra “Trincas, o Monstro dos Livros”, de Emma Yarlett, destinada aos alunos do 1.º ano de escolaridade.

A leitura foi realizada de forma teatral e envolvente, despertando o entusiasmo e a curiosidade das crianças. Como prolongamento da atividade, cada aluno foi desafiado a ilustrar o Trincas, o divertido monstro devorador de livros, que – segundo a imaginação dos jovens artistas – saiu do seu próprio livro e passou a invadir as histórias preferidas de cada um.

Os trabalhos realizados encontram-se agora em exposição na biblioteca escolar, convidando toda a comunidade educativa a conhecer e apreciar a criatividade e o talento dos nossos alunos.


17/10/2025

Quando Aconteceu um Livro… e a Farsa de Inês Pereira ganhou voz!

No dia 15 de outubro, às 10h10, as turmas 10.ºE e 3.ºA mergulharam no universo de Gil Vicente, numa sessão dinamizada pela professora Olívia Dias, de Filosofia.

Mais do que revisitar uma obra clássica, a atividade foi um convite a cruzar Literatura, Filosofia e Cidadania, mostrando como temas universais — como a violência nas relações, os dilemas éticos ou as escolhas pessoais — continuam a ecoar nos dias de hoje.

Entre opiniões pessoais e reflexões em grande grupo, os alunos foram desafiados a descobrir conceitos filosóficos escondidos na peça e a relacionar personagens e situações com correntes de pensamento e grandes pensadores. 

O resultado? 

Um diálogo vivo entre passado e presente, que transformou a biblioteca num espaço de questionamento e de descoberta.

Webinar "Ler Camões depois de Camões"

No dia 17 de outubro, a Escola Secundária Dr. Júlio Martins teve a oportunidade de participar num evento cultural e pedagógico de grande relevância: o webinar "Ler Camões depois de Camões". Promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares este encontro, onde estiveram presente 5 turmas (2.ºB, 11.ºG e 12.ºA), celebrou os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, uma figura central da nossa literatura.


A condução do webinar ficou a cargo do Professor Carlos Reis, professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra e autor de uma vasta obra publicada internacionalmente. Numa abordagem envolvente, o Professor guiou-nos por uma viagem fascinante, explorando as múltiplas representações de Camões ao longo dos séculos. 



Descobrimos como o poeta foi refigurado na literatura, na pintura, na escultura e no imaginário coletivo, especialmente a partir do século XIX. Camões, o homem e a sua obra, transformaram-se em personagens, inspirando artistas e alimentando o folclore.

O webinar proporcionou uma reflexão profunda sobre o legado de Camões e o significado das diferentes leituras que foram feitas da sua obra. Questionámos o valor deste ícone da literatura portuguesa, analisando como a sua figura e os seus textos foram interpretados ao longo do tempo e como o podemos continuar a fazer, com novas perspetivas e ideias para o futuro.

A participação neste evento foi uma experiência enriquecedora. Saímos com uma compreensão mais profunda da importância de Camões e da riqueza das suas obras, inspirados a continuar a explorar a sua poesia e a descobrir novas camadas de significado. Foi uma oportunidade única para aprender e celebrar o legado de um dos maiores poetas da língua portuguesa.


Clube Sons que contam | Tu, Eu, no dia a dia com empatia

Nova sessão do clube Sons que contam, no dia 17 de outubro!

Desta vez, a atividade com os alunos do ensino especial começou com a leitura da história “Tu, Eu, no dia a dia com empatia”. Primeiramente, foi feita a leitura em voz alta pela AT Maria José Costa e, depois, os alunos repetiram palavras e expressões que identificaram.

Foi notável o interesse por parte dos alunos porque este livro ensina sobre sentimentos, como bondade, tolerância, respeito e reconhecimento de comportamentos abusivos. 

Com o objetivo de consolidar os conceitos e ganhar familiaridade com a sua redação, os alunos participaram depois numa atividade prática em que, utilizando cartões com letras, formaram palavras ligadas ao tema da história. Este exercício, ao combinar manipulação concreta com repetição, pretende favorecer a memorização, estimular a compreensão e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente.



XC Encontro de Leitura | Entre contos e valores


 

10/10/2025

Clube Sons que contam | O coelhinho branco

No dia 10 de outubro, a biblioteca da Escola Nadir Afonso deu início ao seu clube "Sons que contam" de leitura em voz alta.

A primeira atividade aconteceu para alunos do ensino especial e promoveu a leitura de uma história do “Coelhinho Branco” utilizado a técnica do Kamishibai, que consiste em contar histórias através de ilustrações. 

Esta técnica estimula o interesse dos alunos pois torna a história mais acessível e facilita a compreensão. 

Após a leitura os alunos participaram na partilha dos valores da história e criaram ilustrações baseadas no que viram e ouviram. 

Para finalizar e complementar a atividade, assistiram à projeção da música e letra do “Coelhinho Branco” que cantaram com entusiasmo.

09/10/2025

Clube Sons que contam

No dia 10 de outubro, na biblioteca da Nadir Afonso, daremos início ao clube de leitura em voz alta.

Se gostas de histórias, de rir, de partilhar e de dar voz às palavras… este clube é para ti!

Junta-te a nós — lê, diverte-te, ganha confiança e descobre o poder da tua voz.

Só é preciso querer participar!

Se estás livre nas sextas-feiras, às 10h10, aparece!