Entre título/corpo

07/04/2025

Concurso Concelhio fomenta o interesse pela leitura em Chaves

O auditório da Escola Profissional de Chaves recebeu na quinta-feira, 03 de abril, a final da 1.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves, organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Chaves . Participaram nesta ‘competição’ alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho flaviense.

Depois da prova escrita realizada em fevereiro, 16 equipas seguiram para a fase final que decorreu na quinta-feira, 03 de abril, no auditório da Escola Profissional de Chaves. Após a prova oral, constituída por três partes, foram conhecidos os vencedores de cada escalão.


A equipa ‘Aventureiros da Leitura’, da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, foi a vencedora do 1.º escalão que abrange alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos). Inês Antunes, representante da equipa, revelou ao Jornal de Chaves que o grupo não esperava vencer a prova. “Não pensei mesmo que isso fosse acontecer, mas aconteceu”, disse Inês de apenas oito anos.

No segundo escalão (2.º ciclo dos 5.º e 6.º anos) venceu a equipa ‘Cubos Mágicos’, com alunos da EB2.3 Nadir Afonso, também do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Tomás Alves mostrou-se muito satisfeito pelo prémio. “Não estávamos nada à espera. Pensamos que íamos ficar em terceiro ou que não íamos receber diploma, mas aconteceu de repente e foi tudo muito bom sim”.

A Escola Fernão de Magalhães conquistou o primeiro lugar do terceiro escalão que abrange alunos do 3.º ciclo (dos 7.º e 8.º anos). A equipa ‘Os Leitores’ foi a mais pontuada pelo júri, presidido por Tiago Ribeiro, da produtora INDIEROR. Inês Nogueiro, em representação do grupo, destacou a importância do concurso. “É bom porque ajuda na evolução a nível académico. A leitura é realmente um ato bastante bom e ajuda também a nível social”, disse a aluna do 8.ºano do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães. (...)

 “Este concurso foi dividido em duas fases. A primeira realizou-se em cada escola, uma prova escrita, que contou com cerca de 318 alunos. Depois decorreu a prova final em três momentos. Um primeiro momento que consistia em ler um excerto da obra trabalhada por escalão. Depois, a partir da leitura que cada elemento da equipa fazia, havia uma prova de argumentação que era o ‘Convence-me’. O terceiro momento decorreu de tarde. Havia um conjunto de indícios que eram dados ao terceiro elemento [da equipa], que ainda não tinha prestado prova e, embora podendo ser ajudado pela equipa, eram três questões que teria que responder na chamada prova ‘Adivinha-me’ ”, disse José Carreiro (...), que fez um balanço “positivo” da primeira edição do concurso. O representante do GTBEC acredita na importância de dar continuidade à iniciativa e estender nas próximas edições aos alunos dos 2.º e 9.º anos.

A 1ª edição do Concurso (...) procura fomentar o interesse e o prazer da leitura, melhorar a competência leitora, a expressão oral e escrita e a capacidade discursiva e argumentativa dos alunos.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS EQUIPAS

1.º ESCALÃO

   Aventureiros da Leitura – 1.º lugar

   O rei – 2.º lugar

   3 Amigos – 3.º lugar

   Inteligência Máxima – 4.º lugar

2.º ESCALÃO

   Cubos Mágicos – 1.º lugar

   Os Nobres Leitores – 2.º lugar

   Lemica – 3.º lugar

   Special Team – 4.º lugar

  As Estrelas da Leitura – 5.º lugar

   Os destemidos – 6.º lugar

3.º ESCALÃO

   Os Leitores – 1.º lugar

   Os Macacos da Biblioteca – 2.º lugar

   LaViLu – 3.º lugar

   DaJoLex – 4.º lugar

   As Íris – 5.º lugar

   Batatas Fritas – 6.º lugar

 




 

"Livro das 5" na Escola Secundária Dr. Júlio Martins

No dia 4 de abril, último dia  da Semana da Leitura 2025,  a atividade "Livro das 5"encheu de brilho a biblioteca da Escola Secundária Dr. Júlio Martins. 

Este evento contou com a participação entusiástica dos alunos das turmas 8.ºC e 8.ºE, acompanhadas pela sua professora de Português, Iria Fernandes.

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o seu livro preferido, partilhando as razões que os levaram a escolher essa obra e lendo breves excertos ilustrativos. O ambiente foi ainda enriquecido com o convite aos pais, familiares e professores para que também pudessem partilhar os seus livros prediletos, promovendo um intercâmbio de experiências literárias e afetivas.

Para tornar o fim de tarde ainda mais especial, os alunos do 8.ºC, do articulado da música, animaram a atividade com momentos musicais, enquanto todos podiam desfrutar de deliciosas bolachas, biscoitos e chá, gentilmente trazidos pelos presentes.

Após as apresentações dos livros eleitos, foi lançado a todos o desafio de, em grupo, criarem um microtexto baseado num dos títulos apresentados. 

Esta atividade de encerramento da Semana foi um verdadeiro sucesso, celebrando a leitura, a ligação escola-família e a partilha de histórias que nos unem.


O estendal: leitura e escrita

No passado dia 4 de abril, a biblioteca da escola Nadir Afonso dinamizou uma atividade envolvente a partir da obra da escritora Matilde Neves e do ilustrador Júlio Jesus, “O estendal”.

Integrada na Semana da Leitura 2025, esta iniciativa reuniu os alunos da turma 6.ºE numa experiência de leitura e escrita. Durante a sessão, os participantes mergulharam na leitura da obra selecionada, seguida de uma reflexão enriquecedora sobre o seu conteúdo e, em particular, sobre as emoções que atravessam a narrativa. Através da troca de ideias e da análise coletiva, foram desvendadas diferentes perspetivas, tornando a leitura um momento ainda mais especial. Para concluir a atividade, os alunos redigiram pequenas mensagens inspiradas na obra e nas vivências pessoais, que foram cuidadosamente “estendidas” numa corda exposta na biblioteca.

Este simbólico estendal de palavras é um testemunho do envolvimento dos participantes, celebrando a leitura e a importância das emoções nas nossas vidas.

04/04/2025

Semana da Leitura 2025

Semana da Leitura 2025

 Semana da Leitura 2025 

 

De 28 de março a 4 de abril de 2025, o Agrupamento de Escolas assinalou, com grande entusiasmo, a Semana da Leitura. A abertura decorreu na Escola Dr. Júlio Martins, com o LXXXIX Encontro de Leitura subordinado ao tema “Camões, Engenho e Arte”, dando o mote para uma semana dedicada à celebração da leitura, da criatividade e do envolvimento de toda a comunidade educativa.

Ao longo da semana, desenvolveram-se diversas atividades que envolveram cerca de 1894 alunos, 38 docentes e 32 familiares, entre pais, avós e outros membros da família, criando uma verdadeira festa da leitura.

Realizaram-se atividades diversificadas como, tais como: encontro, virtual, com o autor Sérgio Franclim, que apresentou a sua obra Camões | As Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico; sessões simbólicas como “Ler na Cadeira do Rei”, contos dinamizados pela contadora de histórias Mimi e desafios criativos como “Estórias em Tecido”, que promoveram a articulação entre literatura e expressão artística.

Houve ainda dramatizações de fábulas, como “A Cigarra e a Formiga”, leituras inclusivas com a história O Lobo que Queria Mudar de Cor, apresentada em Língua Gestual Portuguesa pelos docentes de Educação Especial, bem como leituras em família, dinamizadas pelas próprias turmas.

No âmbito da promoção da saúde oral, realizou-se a atividade “O Reino da Boca Saudável”, dinamizada pela UCC Chaves 1, onde as crianças ouviram histórias temáticas e visualizaram o filme A Lenda do Reino dos Dentes, da Colgate.

A leitura foi também vivida através da atividade “Os grandes leem aos pequenos”, promovendo a interação entre turmas, e com a Paragem de Leitura “Camões, Engenho e Arte”, que envolveu toda a comunidade escolar em simultâneo.

Realizou-se ainda a prova oral da 1.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves, que envolveu alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos Agrupamentos do concelho.

Ao longo da semana, realizaram-se leituras partilhadas entre turmas e escolas do agrupamento, proporcionando momentos de contacto com diferentes vozes, estilos e experiências leitoras.

O impacto desta semana foi notório, com benefícios evidentes ao nível da compreensão leitora, da expressão oral e do gosto pela leitura.

A diversidade de propostas permitiu aos alunos contactar com múltiplas formas de ler, sentir e partilhar histórias, fortalecendo laços entre alunos, professores, famílias e outros.

 

“Estórias em tecido” dão vida à criatividade e à sustentabilidade na escola Nadir Afonso

No dia 3 de abril, no espaço Mentes ativas, mãos criativas da biblioteca da Nadir Afonso, iniciou-se uma atividade inovadora: “Estórias em Tecido”, um desafio no âmbito da temática “Criar com estilo” do Programa Eco-Escolas.

Este trabalho pretende envolver as turmas num projeto que une a criatividade artística à sensibilização ambiental.


Durante a atividade, os alunos participaram autonomamente e dedicaram-se à preparação de materiais para recriar a capa de histórias de contos infantis emblemáticos, recorrendo a tecidos usados.

Esta proposta desafia os alunos a reutilizar têxteis em fim de vida, como vestidos, cortinas ou t-shirts, promovendo a valorização de materiais aparentemente inutilizáveis. O objetivo é estimular a criatividade ao mesmo tempo que se destaca a importância da sustentabilidade no nosso quotidiano, mostrando que até os materiais mais simples podem ganhar nova vida.

O compromisso da escola Nadir Afonso em promover valores ecológicos e incentivar a imaginação dos seus alunos já está em curso e a conclusão destes trabalhos acontecerá no 3.º período.

Recital de poesia das turmas 12.ºB e E

 No dia 4 de abril, a biblioteca da Escola Secundária Dr. Júlio Martins acolheu um delicioso recital de poesia, integrado na Semana da Leitura 2025.


As turmas do 12.º B e 12.º E, acompanhadas pela sua professora de Português, Irene Romão, deram vida a poemas diversos, com especial destaque para os autores contemporâneos. Outros docentes das turmas aceitaram o convite e também eles partilharam alguns dos seus poemas preferidos.

O cenário, uma janela adornada com folhos coloridos, transportou os presentes para um ambiente de magia e expressão literária.

A celebração  da leitura terminou com um doce momento de convívio, onde os participantes saborearam uma deliciosa fatia de bolo, gentil mimo oferecido pela professora, com votos de uma boa Páscoa.


A biblioteca está grata aos alunos e docente pela organização deste recital e a todos os que se juntaram nesta celebração da Semana da Leitura, pelo contributo em exaltar a riqueza da nossa obra poética!


Oficinas de escrita, com Teresa Sampainho

No dia 31 de março, durante a manhã, decorreram duas oficinas de escrita, na Biblioteca da Escola Básica Nadir Afonso, para as turmas 5.ºA, 5.ºC e 5.ºF.

Esta atividade, integrada na Semana da Leitura 2025, foi organizada pelos docentes de Português do 5.ºano, com o apoio da Areal, e dinamizada por Teresa Sampainho.

Tereza Sampainho, tendo por base a obra "Humberto e a macieira", de Bruno Hachler e Albrecht Rissler, implementou uma dinâmica de escrita criativa muito interessante, estimulando os alunos a imaginar e a escrever sobre os outras possibilidades para a história, o que permitiu desenvolver a imaginação e a expressão individual. Cada aluno interpretou a leitura e fortaleceu a sua capacidade criativa, escrevendo de forma orientada, de acordo com as orientações da autora.

Foi muito estimulante partir da leitura para escrever melhor e ver que os alunos apreciaram bastante a atividade, pois competiam para mostrar as suas produções. Foi uma verdadeira comemoração da leitura e da escrita!

A biblioteca agradece à Teresa Sampainho, à Areal e às docentes por trazerem à nossa biblioteca nesta Semana da Leitura uma atividade tão merecedora e rica.

E se Camões estivesse aqui agora?

No dia 2 de abril, a biblioteca da escola Nadir Afonso recebeu uma atividade cativante chamada "E se Camões estivesse aqui agora?", baseada na obra "Barbi-ruivo, o meu primeiro Camões", de Manuel Alegre.

Esta ação realizada no âmbito da Semana da Leitura 2025 e da iniciativa da RBE “Camões, engenho e arte”, contou com a participação da turma 6.ºD, sob a orientação da professora de Educação Musical e CEA, Fernanda Gonçalves.


Foi uma excelente oportunidade para os alunos mergulharem na obra de um dos nossos grandes poetas, ao mesmo tempo que mostraram criatividade ao fazerem a sua própria leitura e interpretação, intercalando músicas com passagens da vida e obra camoniana.

Obrigada ao 6.ºD e à sua diretora de turma por esta viagem literária e musical, que nos encantou e inspirou!