Entre título/corpo

18/11/2025

O São Martinho, pelas animadoras socioeducativas

 


No dia 10 de novembro de 2025, no âmbito da celebração do dia de S. Martinho, decorreu na biblioteca escolar a apresentação de um teatro de sombras chinesas.

Esta atividade, dinamizada pelas animadoras socioeducativas, contou com a dramatização da história A lenda de São Martinho.

            Teve como finalidade sensibilizar as crianças para costumes e tradições da nossa cultura, bem como incentivar o espírito de entreajuda e solidariedade.

 

Animadoras Socieducativas


12/11/2025

As Famílias Não São Todas Iguais

A professora Anabela dinamizou sessões de leitura com as crianças da Educação Pré-escolar e os alunos do 1.º ano.

O livro escolhido foi As Famílias Não São Todas Iguais, da Tango Books — uma história interativa que convida a abrir janelas, girar rodas e seguir setas para descobrir que existem muitos tipos de famílias.

Através da leitura, da exploração e do diálogo, as crianças perceberam que, o mais importante em qualquer família, é o amor, o carinho e o respeito que a unem.

A atividade terminou com o divertido jogo da memória “A Família em Pares”, que pôs à prova a atenção e reforçou a ideia de que todas as famílias são especiais à sua maneira!

11/11/2025

A leitura não se aposenta - Kiki e o Desafio dos Sabores Surpreendentes


A Kiki voltou à biblioteca para uma nova aventura de leitura com as crianças das salas 0A e 0B, da Educação Pré-escolar.
Desta vez, mergulhou no divertido livro Não Tens de Gostar, só Tens de Comer!, de Heath McKenzie — uma história cheia de humor que nos lembra que provar novos alimentos pode ser uma verdadeira descoberta (mesmo quando se trata daqueles vegetais verdes de ar suspeito!).
Entre risadas, caras engraçadas e muita curiosidade, todos perceberam que não é preciso gostar de tudo… mas vale sempre a pena experimentar!

06/11/2025

ZINDAGI – Viver e aprender com as emoções


Os jogos psicoeducativos ZINDAGI foram dinamizados com os alunos do 4.º ano de escolaridade, com o propósito de os motivar e sensibilizar para a importância do trabalho em grupo e do desenvolvimento pessoal.

Centrados nas emoções e na forma como convivemos com elas, estes jogos convidaram os alunos a reconhecer, expressar e compreender sentimentos — sejam eles agradáveis ou desafiantes.

Cada participante envolveu-se de forma ativa, partilhando experiências, conhecimentos e estratégias que os ajudaram a dar novos significados às suas vivências emocionais.

Muitos alunos destacaram o valor da atividade, sublinhando que os fez refletir sobre si próprios e sobre os outros, permitindo-lhes conhecer-se melhor — e compreender que falar de nós mesmos nem sempre é fácil, mas é muito importante.

31/10/2025

MIBE- Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 

Durante o mês de outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, sob o tema “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”. Este mês marcou também o início das atividades regulares da biblioteca, com propostas pensadas para despertar o interesse pela leitura e promover o uso autónomo e responsável dos seus recursos.

As comemorações começaram com a Formação do Utilizador – “Conhece a tua biblioteca”, dirigida a todos os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
Foram momentos de leitura, dramatização e muita interação, com histórias como Onde está o livro que estava aqui?, de Telma Guimarães; O livro que não queria ser lido, de David Sundin; e O incrível rapaz que comia livros, de Oliver Jeffers.

As crianças da educação pré-escolar refletiram sobre o papel da biblioteca e consolidaram os seus conhecimentos com o jogo “O Semáforo”.
Os alunos do 1.º ciclo participaram no “Jogo da Glória da Biblioteca”, com desafios sobre a utilização e organização dos espaços e recursos.
As turmas do 2.º ano elaboraram puzzles literários, que serviram de ponto de partida para a descoberta dos livros e da sua classificação.

Dando continuidade à temática do mês, foi também dinamizada a atividade “Histórias: com ou sem IA”, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares, que promoveu a reflexão sobre a relação entre inteligência artificial, imaginação e criação literária, concluindo que as histórias e ilustrações da IA não são tão interessantes como as criadas por seres humanos.

O mês encerrou com o encontro online com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A conversa centrou-se na obra Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial, celebrando também os 500 anos do nascimento de Camões.

Foi um mês vivido para além das estantes, em que livros, tecnologia e criatividade se uniram.


29/10/2025

Ler para Aprender e Ser – “Eu não fui!”, de Christian Voltz

 


No âmbito da iniciativa Ler para Aprender e Ser, realizaram-se sessões de leitura expressiva da obra “– Eu não fui!”, de Christian Voltz, dirigidas às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º ano.

A leitura foi conduzida de forma expressiva e interativa, conquistando a atenção e o riso das crianças, que se deixaram envolver pela divertida história de desculpas e trapalhadas.

Como prolongamento da atividade, os pequenos leitores exploraram a mensagem da obra, refletindo sobre a importância de assumir as próprias ações e de dizer a verdade. No final, concluíram que reconhecer um erro pode ser difícil… mas é sempre o primeiro passo para o corrigir!

27/10/2025

Ler para Aprender e Ser – “Trincas, o Monstro dos Livros, Emma Yarlett”

 


No âmbito da iniciativa Ler para Aprender e Ser, a professora Anabela dinamizou uma sessão de leitura expressiva da obra “Trincas, o Monstro dos Livros”, de Emma Yarlett, destinada aos alunos do 1.º ano de escolaridade.

A leitura foi realizada de forma teatral e envolvente, despertando o entusiasmo e a curiosidade das crianças. Como prolongamento da atividade, cada aluno foi desafiado a ilustrar o Trincas, o divertido monstro devorador de livros, que – segundo a imaginação dos jovens artistas – saiu do seu próprio livro e passou a invadir as histórias preferidas de cada um.

Os trabalhos realizados encontram-se agora em exposição na biblioteca escolar, convidando toda a comunidade educativa a conhecer e apreciar a criatividade e o talento dos nossos alunos.


09/10/2025

Clube Sons que contam

No dia 10 de outubro, na biblioteca da Nadir Afonso, daremos início ao clube de leitura em voz alta.

Se gostas de histórias, de rir, de partilhar e de dar voz às palavras… este clube é para ti!

Junta-te a nós — lê, diverte-te, ganha confiança e descobre o poder da tua voz.

Só é preciso querer participar!

Se estás livre nas sextas-feiras, às 10h10, aparece! 



20/06/2025

Diagnóstico da Fluência Leitora – 2.º Ano

Entre os dias 12 e 18 de junho, realizou-se o Diagnóstico de Fluência Leitora em todas as turmas do 2.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

As bibliotecas escolares estiveram ativamente envolvidas nesta iniciativa, organizando e dinamizando atividades de leitura para  191 alunos, em articulação com os docentes das turmas.

As sessões começaram com todos os alunos reunidos, onde foi feita a contextualização da atividade e explicada a metodologia a seguir.

As leituras decorreram em grupo, com o apoio da equipa da biblioteca escolar, que orientou e acompanhou o trabalho dos alunos.

Para apoiar esta intervenção, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibilizou sugestões de planificações. Foi escolhida a atividade À descoberta de Camões, enquadrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Como ponto de partida, os alunos visualizaram dois vídeos sobre Luís de Camões: engenho e arte, produzidos pelos colegas do 3.º ano da EBSCT e dos 3.º e 4.º anos das EB de Bustelo, Mairos, Santo Estêvão e Vila Verde da Raia, bem como pelos alunos do 4.º ano da EB de Santa Cruz Trindade.

13/06/2025

O 4º ano participou num jogo de escrita na Biblioteca da Nadir Afonso

No âmbito das Atividades de Articulação previstas no Plano Anual de Atividades do agrupamento, a biblioteca da Nadir Afonso dinamizou uma atividade de escrita, nos dias 11 e 13 de junho, para os alunos do 4.º ano das escolas do AEJM.

A partir de um recurso criado pela biblioteca, um tapete jogo que agrega sugestões e propostas de orientação para criar e desenvolver narrativas, cada turma ou grupo, lançou o dado e, de acordo com os requisitos de cada etapa, os alunos criaram uma história colaborativa. No final, fizeram a leitura em voz alta e congratularam-se com os resultados do trabalho de todos.


E claro, não faltou a foto final, para mais tarde recordar!










09/06/2025

Vou Levar-te Comigo

 

         A iniciativa Vou Levar-te Comigo foi dinamizada ao longo do ano letivo na Biblioteca Escolar da Escola Básica Santa Cruz Trindade, tendo abrangido 455 alunos, ao longo de 229 sessões orientadas e planeadas em articulação com os respetivos professores.

Cada visita à biblioteca escolar integrou uma atividade especialmente concebida para os alunos participantes, proporcionando-lhes experiências significativas em torno da leitura, da informação e lúdicas. No final de cada sessão, os alunos tiveram a oportunidade de requisitar um livro para levar para casa, num total de total de 3988 requisições

Esta iniciativa fomentou o prazer de ler, reforçou o vínculo afetivo com os livros e contribuiu para a valorização da leitura para além do espaço escolar, permitindo que a aprendizagem se estendesse ao ambiente familiar e pessoal de cada aluno.

08/06/2025

Leitura Orientada

 


Ao longo deste ano, a leitura fez parte do dia a dia das turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

Em 5632 sessões dinamizadas em sala de aula, os professores e os alunos trabalharam 618 obras, cuidadosamente selecionadas com o apoio da biblioteca escolar. Leram em voz alta, exploraram os sentidos dos textos e desenvolveram as suas competências de expressão oral e escrita.

Mais do que uma atividade diária, a leitura abriu portas à imaginação, ao pensamento crítico e ao prazer de ler!