Entre título/corpo

08/05/2018

Ponte Escrita

No dia 27 de abril, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins estiveram envolvidas na visita de escritores no âmbito da 3.ª edição do projeto “Ponte Escrita”.

A Biblioteca da EBSCT recebeu a visita do cruciverbalista Paulo Freixinho.
No seu encontro, com todos os alunos do terceiro ano de escolaridade, proporcionou momentos de boa disposição e partilha, enriquecendo o vocabulário dos alunos através da resolução de alguns dos seus exercícios de palavras cruzadas.
Explicou que cruciverbalista é o nome da sua profissão e escanifobético é uma palavra muito ligada ao Sabe Mais k(que)os teus Pais  e que significa esquisito, palavras obrigatórias nas sessões de Palavras Cruzadas, muitas delas temáticas apoiadas em histórias.
Faz da sua palavra favorita, xurdir, de origem galaico-portuguesa, o lema da sua vida, palavra esta que ele já propôs para ser a PALAVRA DO ANO, iniciativa da Porto Editora, em 2014, tendo a mesma ficado entre as dez primeiras deste ranking.

A Biblioteca da EBNA preparou, com os alunos Lucas e João Martim do 5.ºC, uma apresentação da leitura do livro “O Afinador de Memórias” do escritor Jorge Serafim, enquadrada por um cenário também construído pelas responsáveis desta atividade, Anabela Penas e Maria José Costa. Este escritor, contador de histórias e humorista dinamizou duas excecionais sessões para todos os alunos dos 5.º e 6.º anos desta escola, e além de provocar sonoras gargalhadas a grandes e pequenos, estimulando para a leitura como pilar da formação de cidadãos atentos e críticos ao mundo que os rodeia, encantou com a sua simpatia e talento para a interação com o público.  
  
 
A Biblioteca da ESJM recebeu a visita do escritor Ramón Caride.  
Este autor dinamizou uma sessão a alunos de Espanhol do 10.º ano, acompanhados das professoras Isabel Brás e Liana Assunção, onde falou do seu processo de escrita, dos temas da sua obra, da importância da palavra e dos recursos estilísticos….

Questionou os alunos acerca dos seus interesses de leitura, dos escritores que leem e respondeu a todas as questões que lhe colocaram alunos e professores.
Este escritor galego tem uma vasta obra publicada, narrativa e poética, e várias vezes premiada. Alguns dos seus títulos estão traduzidos em Português e dois deles pertencem agora ao acervo da nossa biblioteca, oferecidos pelo escritor.
Ramón, estamos muito agradecidos pela sua presença na nossa escola e pela oferta das duas obras!




2 comentários:

  1. :-)... gostei muito de aí estar... amplexos e ósculos para todos... :-)...

    ResponderEliminar
  2. Um grande prazer estar con vós. Unha novidade: o meu conto para o KM O da Ponte Escrita vindeira versará sobre esta sessão!!

    ResponderEliminar