O projeto europeu "Fruits secs: saveurs et cultures d'Europe", desenvolvido pelas escolas IES La Pedrera Blanca - Chiclana de la Frontera, Andalucía (Espanha), Szkoła Podstawowa im. św. Jana Kantego w Będziemyślu – Będziemyśl Podkarpackie (Polónia) e Escola Secundária Dr. Júlio Martins Portugal (Portugal), e cuja fundadora é uma docente do nosso agrupamento, foi concluído com êxito, promovendo o conhecimento e a valorização dos frutos secos, os seus usos culturais e os benefícios que têm para a saúde, contando com a colaboração das disciplinas de Cidadania e Geografia e da Biblioteca Escolar.
Os alunos interagiram com os colegas, usando a língua francesa em contexto real, aprenderam vocabulário específico relacionado com os ingredientes, as receitas e a cozinha, bem como estruturas gramaticais necessárias para descrever passos e técnicas de preparação, reconhecendo e compreendendo as quantidades e medidas indicadas. Além disso, participaram ativamente na criação de produtos colaborativos que agora estão disponíveis para toda a comunidade: um dicionário multilingue de frutos secos, que mostra os nomes dos frutos secos em 4 línguas: espanhol, francês, polaco e português, promovendo a troca cultural e o multilinguismo entre os participantes; um e-book recheado de deliciosas receitas tradicionais e modernas, ricas em frutos secos, refletindo a diversidade culinária europeia; um mapa colaborativo da produção de frutos secos em Portugal.
Este trabalho, realizado entre novembro e junho, gerou conhecimento, reforçou os laços culturais entre os participantes, incentivou hábitos alimentares mais saudáveis e a preservação das tradições gastronómicas locais, ao mesmo tempo que fortaleceu a colaboração de alunos e docentes com a biblioteca escolar, indo ao encontro do desenvolvimento de competências previstas nos QECRL, PASEO e PADDE.
Sem comentários:
Enviar um comentário