Entre título/corpo
▼
22/12/2016
Os grandes leem aos pequenos
Os intervalos das manhãs de terça e quarta-feira na BE da Escola Básica de Santa Cruz Trindade são especialmente concorridos e participados, uma vez que os nossos alunos já se habituaram a fazer deles momentos privilegiados para a leitura.
Leem os alunos de terceiro e quarto anos, ouvem ler os alunos do primeiro e segundo anos, à terça e à quarta-feira, respectivamente.
Relembramos aqui 15 momentos imperdíveis.
Relembramos aqui 15 momentos imperdíveis.
Ler na Cadeira do Rei
À semelhança dos anos anteriores, também este ano a Biblioteca da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, vem dando continuidade a este espaço de partilha de leituras, tão do agrado dos alunos do segundo ano, Ler na Cadeira do Rei.
Semana a semana, os alunos deste ano de escolaridade preparam, com empenho, entusiasmo e alguma ansiedade, a sua participação nesta actividade, para a qual escolhem o livro, treinam a leitura, formulam questões encarnando o papel de verdadeiros moderadores de debate, em que todos os alunos são convidados a exprimir-se, a emitir e confrontar opiniões e conjecturas.
Ao longo deste ano lectivo já subiram a este especial trono 49 Reis e Rainhas que cativaram os ouvintes com as suas leituras.
20/12/2016
Projeto Tu Desenhas, Eu Escrevo
As turmas 5.ºC, 6.º A e 6.ºD aderiram ao projeto Tu desenhas, eu escrevo, que decorreu no 1.º período.
Este desafio consistiu na elaboração de um desenho, recorrendo
a técnicas e materiais variados.
Esta atividade foi desenvolvida na biblioteca escolar da Escola Nadir Afonso e os
alunos, para a realização dos trabalhos, inspiraram-se em temas estudados em
Educação para a Cidadania e Português: relações interpessoais, bullying,
violência doméstica, ...
Terminados todos os desenhos, estes foram recolhidos e enviados ao
escritor.
Agora, resta-nos aguardar uma história baseada ou relacionada
com os mesmos, criada pelo autor Bruno Magina que lançou este repto.
Mais desafios com “O Cavaleiro da Dinamarca”

No final da abordagem da obra, e a pedido da professora
Manuela Simões, a biblioteca escolar levou os tablets às salas de aula e,
através de um teste criado no Kahoot, os alunos das turmas 7.ºD e G mostraram como
leem!
O desafio foi bem recebido por todos e, como o número de alunos é superior ao de tablets, alguns tiveram autorização para usar o telemóvel.
Continuamos a crescer na utilização das tecnologias em contexto letivo e na rota dos tablets.
Maratona de Cartas 2016
A 4.ª Maratona de Cartas aconteceu no dia 9 de dezembro de 2016, nas escolas Júlio Martins, Nadir Afonso e Santa Cruz Trindade.
Tal como tem vindo a acontecer, toda a comunidade aderiu à iniciativa que já é tradição no nosso agrupamento no mês de dezembro. Após trabalho em sala de aula, individualmente ou com a turma, acompanhados do diretor de turma/ professor titular ou outro docente do conselho de turma, os alunos quiseram mostrar que estão sensíveis e empenhados na luta pelos direitos humanos.
Na área de Educação para a Cidadania, os diretores de turma e professores titulares de turma desempenharam um papel fundamental, através da informação e realização de atividades sobre os 4 casos deste ano, de modo a que todos pudessem tomar consciência da importância deste ato tão simples, de assinar uma carta, mas tão poderoso e determinante em tantas situações.
Os alunos de Inglês do 12.º ano também colaboraram com a tradução das 4 cartas para Português, de modo a que toda a comunidade pudesse ler, sem dificuldades, as petições em questão.
Mais uma vez, o nosso agradecimento ao Grupo da Amnistia Internacional de Chaves, grupo 36, que disponibilizou todo o material necessário à ação, e a todos os que contribuíram para o sucesso da Maratona de Cartas 2016.
Os alunos de Inglês do 12.º ano também colaboraram com a tradução das 4 cartas para Português, de modo a que toda a comunidade pudesse ler, sem dificuldades, as petições em questão.
Mais uma vez, o nosso agradecimento ao Grupo da Amnistia Internacional de Chaves, grupo 36, que disponibilizou todo o material necessário à ação, e a todos os que contribuíram para o sucesso da Maratona de Cartas 2016.
14/12/2016
Viagens ao Passado
“Lendas do concelho de Chaves ” foi o tema de mais uma sessão do projeto Viagens ao Passado, dinamizada pelo professor Luís Carvalho e pelos alunos do 8.ºG da Escola Secundária Dr. Júlio Martins.
No passado dia 9 de dezembro, no polivalente da EBSCT, os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade ouviram, pela voz dos colegas mais velhos, a explicação de duas importantes lendas do nosso concelho: Lenda de Maria Mantela e a Lenda dos Irmãos Rui e Garcia Lopes.
A relevância de trabalhar os conteúdos curriculares esteve patente no final da sessão, aquando da intervenção dos alunos do 1.º ciclo ao elaborar questões sobre o tema.
Parabéns aos alunos e professor pelo trabalho desenvolvido e apresentado.
Feira do livro usado na EBSCT
Obrigada a todos pelo vosso apoio.
13/12/2016
1.ª Paragem Todos aLeR+
No dia 5 de dezembro, pelas 14,15h realizou-se nos Jardins-de-infância, nas Escolas Básicas de 1.º ciclo e em algumas turmas do 2.º ciclo, a 1.ª Paragem Todos a LeR+, sob a temática
Ser diferente é…
Ser diferente é…
Alunos, professores e funcionários pararam as suas atividades para ler durante 15 minutos.
A temática desta paragem foi escolhida em articulação com o Grupo de Educação Especial e teve como finalidade comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
À semelhança de outras paragens, as educadoras e professores puderam selecionar as suas leituras, tendo a Biblioteca Escolar enviado, via e-mail, uma coletânea de poemas para quem desejasse ler.
12/12/2016
Visitas à Biblioteca Municipal
Decorreram, ao longo do mês de novembro, as visitas à Biblioteca Municipal para os alunos das turmas do
1.º ano de escolaridade da Escola Básica de Santa Cruz Trindade. Estas visitas, à semelhança dos anos anteriores,
pretendem dar a conhecer mais um espaço cultural, tantas vezes esquecido.
Assim e após uma breve receção e apresentação pela bibliotecária municipal, os alunos foram conduzidos pelos diferentes espaços. Começaram pelo salão polivalente que, como o nome indica se destina a eventos diversos, o depósito de livros, sala de leitura e multimédia para jovens e adultos, a sala de expressões e finalmente o espaço dedicado aos mais novos.
Estas visitas revestem-se de especial importância uma vez que levam os alunos a contactar com documentos históricos e representativos da história local e nacional, abrindo portas a potenciais futuros leitores e utilizadores deste espaço de cultura e lazer.
02/12/2016
Avaliar a leitura com dispositivos móveis

As docentes de Português, prof.ª Beatriz Santos e Cândida
Ventuzelos, aplicaram nas turmas 7.ºB e 9.ºB, respetivamente, um conjunto de questões
para avaliação da leitura recorrendo aos tablets.
Após abordagem, em sala de aula, das obras “O Cavaleiro da
Dinamarca”(7.º ano) e “O fantasma de Canterville" (9.º ano) solicitaram o apoio da biblioteca para a
utilização dos dispositivos móveis.
A recetividade dos alunos à atividade foi muito boa e, no
final, mostraram vontade de repetir!