Entre título/corpo

07/11/2016

Read for the Record 2016

No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, todos as crianças e alunos da EB de Santa Cruz Trindade, EB1 de Mairos e a Turma B da EB1 de Santo Estêvão participaram, em parceria com Jumpstart, no evento de leitura “Read for the Record 2016”.
No dia 27 de outubro (quinta-feira), milhões de pessoas reuniram-se para evocar a problemática da alfabetização infantil e promover a educação na primeira infância, lendo o mesmo livro, no mesmo dia. Este ano o livro selecionado foi “The Bear Ate Your Sandwich” by Julia Sarcone-Roach  - O urso comeu a tua sanduíche - e teve como  objetivo predefinido ultrapassar os 2,2 milhões de leitores do ano anterior.
Na EBSCT,  às 14.45h houve a concentração dos alunos no polivalente da escola. A leitura, acompanhada pelas imagens do Power Point, iniciou-se às 15h e esteve a cargo da professora Ermelinda Rodrigues, colaboradora do projeto “ Leitura não se aposenta”. De realçar que a história, lida com muita expressividade, suscitou muito interesse e atenção nos alunos, que se mantiveram expectantes e em silêncio absoluto, ao longo da audição.
No final, houve lugar ao lançamento de questões sugestivas para posterior exploração em sala de aula. “Quem comeu a sandwich?” Esta questão suscitou imediatamente inúmeras hipóteses e conjeturas, provocando uma verdadeira chuva de ideias.
Ficou o compromisso de fazerem chegar à biblioteca as suas conclusões, acompanhadas de trabalhos ilustrativos.
Na EB de Mairos a leitura da história foi feita pelos senhores professores e visionado o filme da mesma. Os alunos envolveram-se bastante, questionando o mistério do desaparecimento da sanduíche.  
Na EB de Santa Estêvão a história foi lida por um educador de infância e acompanhada pelas imagens do Power Point, ao mesmo tempo que foram esclarecidos os conceitos que levantaram dúvidas. Foi contemplada a exploração do vocabulário e foram feitas chamadas de atenção para os pormenores de ilustração que se revestiam de maior importância na compreensão da história. Seguiu-se a descoberta de gestos e emoções descritos ao longo da história e os alunos foram convidados a dramatizar esses mesmos momentos, o que se revelou muito divertido. No final,  foram incentivados a desenhar a passagem da história que mais tinham gostado e convidados a digitalizar os seus desenhos, para posterior envio ao leitor convidado.
Feito o balanço final, e de acordo com a opinião dos participantes, a atividade é para repetir, uma vez que conseguimos juntar ao “Read for the Record 2016” 541 leitores.
Os diplomas de participação serão entregues posteriormente pelos senhores professores.




Sem comentários:

Enviar um comentário