Entre título/corpo

13/10/2016

O envolvimento dos pais nos hábitos de leitura dos filhos


No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), sob a temática proposta pela International Association of School Librarianship (IASL) – Aprende a descodificar o teu mundo, realizaram-se nos dias 3 e 4 de outubro, na Biblioteca Escolar da EBSCT, sessões de sensibilização aos pais dos alunos do 1.º ano de escolaridade.
O envolvimento dos pais nos hábitos de leitura dos filhos é fundamental,  porquanto o interesse das crianças pelos livros não nasce espontaneamente, há a necessidade de motivação, em especial, por parte da família.
Ao longo das sessões foi dito que a leitura tem que ser encarada como um ato de prazer, só assim se pode  alcançar o sucesso nas aprendizagens, cabendo à escola criar dinâmicas de ensino/aprendizagem da leitura.
Fez-se ainda uma reflexão sobre o papel que os meios de comunicação, designadamente a televisão e Internet, têm no afastamento das crianças dos livros.
Foram apresentadas orientações, emanadas pelo PNL, sobre como fazer uma Leitura a Par com os filhos e algumas das atividades e projetos da biblioteca. 
Obrigada aos pais pela vossa presença e colaboração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário