Entre título/corpo

19/04/2016

AEJM recebeu escritores da “Ponte Escrita”

No âmbito do projeto “Ponte Escrita” decorreu na cidade de Chaves, entre os dias 15 e 17 de abril, o I Encontro luso-galaico de escritores.
O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins teve o privilégio de receber, no dia 15 de abril, 4 dos escritores que participaram neste evento: Rita Taborda Duarte, José Fanha, Cristina Carvalho e Anton Cortizas Amado.
Rita Taborda Duarte esteve na Escola Básica de Santa Cruz Trindade e conheceu as turmas do 4.º ano, que lhe apresentaram as suas leituras e trabalhos sobre a obra “A verdadeira história de Alice” e lhe fizeram uma entrevista para saberem como trabalha e vive esta escritora. No final, os alunos ofereceram-lhe uma ilustração que encantou a autora.    

José Fanha esteve na Escola Básica Nadir Afonso e receberam-no os 5.º e 6.º anos, divididos em duas sessões. Além de música, teatro e leituras em que participaram alunos e professores, ainda houve oportunidade para uma entrevista e uma sessão de autógrafos.

Cristina Carvalho visitou a Escola Secundária Dr. Júlio Martins e, repartidas por duas sessões, conheceu as turmas do 7.º ano que abordaram a sua obra “O gato de Uppsala”. Muito curiosos, os alunos colocaram várias perguntas que revelaram aspetos da sua vida, das viagens que realizou, as suas opiniões sobre a atualidade e a adolescência.  
Anton Cortizas Amado também esteve na Escola Secundária Dr. Júlio Martins e receberam-no os alunos de Espanhol dos 9.º e 11.º anos. Começaram por lhe apresentar a escola e a cidade, em espanhol, e colocaram-lhe várias questões ao longo da sessão. Por sua vez, o escritor mostrou uma apresentação sobre o “nosso país”, que nos cativou, ensinou-nos a construir um brinquedo, seguindo a sua obra “Tastarabás” que é uma enciclopédia de brinquedos tradicionais, e participamos juntos na leitura de um poema.







Foi um dia em que a leitura esteve bem presente na vida das nossas escolas e em que os alunos leram os escritores de forma diferente e, certamente, inesquecível como tantos dos seus livros.

O nosso agradecimento a todos os professores que, em tão curto espaço de tempo, tornaram possível que esta iniciativa fosse um êxito.


Sem comentários:

Enviar um comentário