Entre título/corpo

18/12/2015

Encontro com o escritor João Pinto Coelho

Iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), na passada segunda-feira, dia 14 de dezembro, o escritor João Pinto Coelho dinamizou uma sessão de apresentação do seu romance "Perguntem a Sarah Gross", para os alunos do 10.º ano, e para outros discentes do secundário inscritos no Concurso Nacional de Leitura. Esta obra é uma das selecionadas, e de leitura obrigatória, para a fase escola deste concurso nacional.

O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins recebeu a visita do autor no final da manhã, entre duas sessões realizadas nos agrupamentos parceiros desta iniciativa. João Pinto Coelho começou por situar a sua obra em dois períodos distintos, referindo os factos históricos que sustentam toda a ação. Acrescentou o envolvimento de um projeto que abrangeu jovens portugueses e polacos, e que considera ter propiciado as condições necessárias para o começo da escrita. 

Após este momento elucidativo, mostrou excertos de uma reportagem sobre os campos de concentração, o testemunho dos alunos envolvidos no projeto acima referido, bem como o filme de lançamento literário desta obra.




Além da maravilhosa capacidade comunicativa do escritor que conseguiu captar a atenção da audiência, e responder a todas as questões colocadas sobre a obra ou solicitando opinião pessoal, salientamos o interesse dos alunos pela temática presente no livro e pela reflexão obrigatória sobre os direitos humanos e a sua violação, sempre tão preocupante e sem respostas.

Em nome do AEJM, o nosso agradecimento ao João Pinto Coelho e votos de muito sucesso pessoal e literário.



Sem comentários:

Enviar um comentário