Entre título/corpo

11/06/2015

XXXVI Encontro de Leitura | Castelo de Santo Estêvão

A véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas não poderia ser celebrado de melhor forma: com um Encontro de Leitura no Castelo de Santo Estêvão.


Decorreu no dia 9, às 21 horas, num local lindíssimo e o melhor para festejar Portugal, tema que todos respeitaram nas suas intervenções.

Como vem sendo apanágio destes serões temáticos, os leitores esmeraram-se na escolha das leituras mais divertidas, curiosas, surpreendentes e arrebatadoras. Ficamos maravilhados com o cântico dos hinos de Portugal e da Vila Medieval de Santo Estêvão, os factos históricos contados, as lendas associadas ao castelo e à terra, os poemas e as histórias da grandeza do nosso país e tantas outras mais brincalhonas que levaram todos à gargalhada. Também houve lugar para a Língua Gestual Portuguesa que os alunos da escola aprendem para poderem comunicar com um dos colegas.

Neste Encontro compareceram discentes e docentes de várias escolas do Agrupamento mas com maior relevo para os do jardim-de-infância e escola de Santo Estêvão. A equipa docente deste estabelecimento está de parabéns pelo envolvimento dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo bem como dos pais e encarregados de educação e de outros elementos da comunidade.





No final do evento a senhora presidente da junta de freguesia, Maria Antónia Chaves, convidou os presentes a realizarem uma visita guiada ao castelo, onde decorre uma interessante exposição, e a saborearem um lanche delicioso.

A equipa do projeto aLeR+ felicita todos os que contribuíram para o sucesso desta noite de leituras, desde a seleção de textos à criação das condições necessárias à sua realização ao ar livre, que exigiu um trabalho minucioso mas que valeu, verdadeiramente, a pena!


Podemos afirmar que os Encontros de Leitura conseguiram o mérito de trazer, todos os meses, a comunidade à escola, através da prática comum de ler em voz alta, partilhando ideias, reflexões e pensamentos.


O encerramento dos Encontros de Leitura 2014/15 foi supremo e majestoso. 



Para recordar estes 5 anos de existência:





1 comentário:

  1. Parabéns a todos os que de algum modo contribuíram para todos os encontros realizados.
    É necessária muita energia, persistência e empenho, para manter os Encontros de Leitura mês após mês, mesmo que por vezes os ventos contrários não ajudem. Mas por vezes esses ventos ajudam a sermos melhores, pois sem atrito o Homem não avança.

    ResponderEliminar