Entre título/corpo

20/05/2015

Sessão "Educar para os Média"


No dia 18 de maio, a jornalista Joana Fillol esteve no auditório da Escola Secundária Dr. Júlio Martins onde realizou a sessão “Educar para os Média”.

Esta ação foi dirigida aos alunos do 7.º C, que estão a trabalhar a área da literacia dos média do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, e aos que estão a dinamizar a rádio escolar na Nadir Afonso (maioritariamente do 5.ºC) e na Júlio Martins.

A ausência de espaços de informação dirigidos ao público jovem levou esta jornalista a apostar num projeto, o jornalíssimo, que está online desde janeiro e que vem apresentar não só temas sérios e da atualidade mas outros mais divertidos e também do interesse dos jovens a partir dos 12 anos de idade. A jornalista explorou o sítio, que apresenta informação de confiança, sem tabus e escrita numa linguagem acessível, falou da importância dos média na vida dos cidadãos e da relevância de um serviço informativo para a faixa etária a que se destina o jornalíssimo. Durante a sessão, solicitou as opiniões dos alunos relativamente ao sítio, a que todos já tinham acedido, e a temas de interesse que gostariam de ver contemplados neste espaço.




Finalmente, lançou a todos os alunos o desafio de se tornarem colaboradores do jornalíssimo, contribuindo para o seu crescimento e enriquecimento com artigos sobre assuntos que considerem pertinentes e que possam interessar a outros adolescentes.       


Foi uma sessão muito proveitosa que contribuiu para acrescentar conhecimento sobre o papel da informação juvenil, o trabalho de um jornalista e o modo como as notícias são construídas. Os 53 alunos presentes estiveram muito atentos e, alguns, mostraram-se críticos e participativos perante a jornalista que, de forma clara e acessível a este grupo, respondeu às várias questões que lhe foram colocadas.

Em nome do AEJM, o nosso agradecimento à jornalista Joana Fillol e votos de muito sucesso para o Jornalíssimo.





Sem comentários:

Enviar um comentário