Entre título/corpo

11/04/2015

Raquel Ramos no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

Mais um dia dedicado à leitura no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.
A escritora Raquel Ramos visitou o nosso agrupamento, no dia 9 de abril, e esteve com os alunos do 2.º ciclo e do 10.º ano para falar de duas das suas obras e assistir aos trabalhos que surgiram a partir das leituras efetuadas.

Durante a manhã realizaram-se duas sessões para todos os alunos do 2.ºciclo, na escola Nadir Afonso, que contaram com a apresentação de vários trabalhos feitos no âmbito da obra “Episódios da vida de um jovem gato” (leituras expressivas de poemas, dramatizações, canções,…). Após os trabalhos em palco, a escritora respondeu a uma entrevista, cujas perguntas abordaram não só a sua obra mas ainda aspetos relacionados com a sua vida, sobretudo enquanto adolescente, as leituras realizadas e os livros que mais a influenciaram.
Após cada sessão, teve lugar uma sessão de autógrafos.

À tarde, “Crepes num país de pés tristes” foi o tema principal que preencheu as duas sessões em que estiveram presentes os alunos do 10.ºano. Foram trabalhadas várias narrativas desta obra em sala de aula e colocadas à escritora várias questões sobre as mesmas.
Também junto deste público a nossa convidada falou do seu percurso enquanto escritora e leitora, tendo apresentado diferentes obras de autores reconhecidos que a acompanham e que a marcaram pela excelente qualidade da escrita e pelos temas abordados.





No final dia o sentimento, tanto dos alunos envolvidos como da escritora convidada, foi de grande contentamento e emoção pela experiência de assistir às diferentes leituras que uma mesma obra pode motivar.


Sem comentários:

Enviar um comentário