Entre título/corpo

02/05/2014

Ação de formação "Direitos Humanos"


Hoje, às 10.10 horas realizou-se uma ação de formação dirigida às turmas do 9.º ano, dinamizada por Fernando Sousa, membro da Amnistia Internacional (AI).

Inserida no projeto dos 9.º anos Agir para os Direitos Humanos de Educação para a Cidadania esta atividade foi o culminar de todo o trabalho realizado nesta área disciplinar ao longo do ano letivo, em colaboração com a biblioteca escolar.

Numa primeira fase foi abordada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e, depois, cada turma elaborou trabalhos, em articulação com outras disciplinas dos conselhos de turma (Educação Visual, Português, ...), sobre cada um dos direitos que a compõem. No final do primeiro período, além da mostra de todos os trabalhos realizados também foi organizada a Maratona de Cartas 2013, com o apoio da Amnistia Internacional. Conseguiram-se atingir as duas mil assinaturas a que o Agrupamento aspirou, o que deixou toda a comunidade muito satisfeita com esta ação.


No segundo período, o trabalho recaiu sobre a pesquisa de personalidades do mundo que se evidenciaram na defesa dos direitos humanos (DH), em vários domínios. O conhecimento sobre este tema e sobre as formas de combater os abusos foi bastante alargado.




O resultado deste trabalho de pesquisa realizado pelas turmas A, B, C, D e E do 9.º ano está presente na exposição "Figuras dos Direitos Humanos", patente na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, e que poderá ser visitada até ao final da próxima semana.  

A ação que decorreu esta manhã possibilitou uma visão mais alargada da ação da Amnistia no terreno, o contacto direto com um ativista que luta pela defesa dos direitos de outras pessoas no mundo inteiro, o seu testemunho da atuação da AI em casos de desrespeito dos DH, suas experiências e opiniões e proporcionou, ainda, a colocação de algumas questões relativas aos direitos humanos e ao papel dos jovens na melhoria do mundo que os rodeia.

A Biblioteca Escolar agradece todo o apoio e disponibilidade da AI ao longo de todo o projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário