Entre título/corpo

04/02/2013

Autora de fevereiro

Tatiana de Rosnay


Tatiana de Rosnay nasceu nos subúrbios de Paris a 28 de setembro 1961. O seu pai é o cientista francês Joël de Rosnay e a mãe, Stella Jebb, é inglesa. 

Tatiana foi criada em Paris e depois em Boston, quando nos anos 70, o pai lecionou na MIT. Mudou-se para a Inglaterra no início de 1980 onde obteve o título de bacharel em literatura inglesa na Universidade de East Anglia, em Norwich. Quando regressou a Paris, em 1984, foi assessora de imprensa e, mais tarde, tornou-se jornalista e crítica literária para a revista Psychologies.

Desde 1992, Tatiana de Rosnay publicou doze romances em francês e três em Inglês. Trabalhou também na série Assuntos da Família para a qual escreveu dois episódios com o roteirista Pierre-Yves Lebert. Esta série foi transmitida para a televisão durante o verão de 2000. 


Em 2006, Tatiana de Rosnay publicou o seu romance mais popular, "Chamava-se Sarah"* , que já vendeu mais de três milhões de cópias em francês e quase dois milhões em Inglês. Em 2009, o livro foi adaptado para o cinema francês por Serge Joncour, com Kristin Scott Thomas como Julia. 

Em janeiro de 2010, várias revistas francesas emitiram um ranking dos melhores romancistas franceses, colocando a escritora em oitavo lugar. 

Em janeiro de 2011, a revista Le Figaro publicou um ranking dos dez autores franceses mais lidos e Tatiana de Rosnay ocupou o quinto lugar, o que mostra bem a importância da sua escrita.
(Fonte: Wikipédia)

* Podes requisitar  o livro na BE da ESJM e ver o filme no dia 5 de fevereiro às 16:50 na Nadir Afonso e dia 6 de fevereiro às 15:00 na Júlio Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário