Entre título/corpo

04/12/2012

Autora de dezembroAgustina Bessa-Luís


eituras-cruzadas.blogspot.com
Agustina Bessa-Luís

Descendente, pelo lado de seu pai, Artur Teixeira de Bessa, de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho, desde muito nova que Agustina se interessou por livros, começando por ler alguns da biblioteca do avô materno, Lourenço Guedes Ferreira. Foi através destas primeiras leituras que tomou contacto com alguns dos melhores escritores franceses e ingleses, os quais lhe despertaram a arte narrativa. Em 1932 vai para o Porto estudar, onde passa parte da adolescência, mudando-se para Coimbra em 1945 e, a partir de 1950, fixa definitivamente a sua residência no Porto.
Estreou-se como romancista em 1948, ao publicar a novela Mundo Fechado, mas seria o romance A Sibila, publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe de imediato reconhecimento geral. E é com A Sibila que Bessa-Luís atinge a total maturidade do seu originalíssimo processo criador. Ler mais >>

Sugestão de Leitura

"Fanny Owen"

pertempusap.blogspot.com

Fanny Owen é o relato de uma história de amor que deve a sua genialidade à mistura perfeita de vários ingredientes: por um lado, o domínio da língua demonstrado pela autora, caracterizado por um tom intimista e real. Por outro lado, o reflexo claro e contundente da sociedade retratada no romance. A decadência da burguesia desenha os seus traços em cada linha, em cada página. E tudo isso gira em torno da essência humana, nas suas expressões mais sublimes e mais desventuradas.

José Augusto, homem rico e culto, enamora-se de uma mulher inglesa. O escritor Camilo Castelo Branco, seu amigo, confessa-lhe ter mantido uma relação epistolar com ela. Cego de ciúme, José Augusto não consuma o casamento. A jovem deixa-se morrer e o resultado da autópsia revela que era virgem. A história tem um desenlace terrível, revelador da dilacerante ironia da vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário