Entre título/corpo

07/11/2012

Autor de novembro

www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp
Biografia

Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna - Bahia. 
Com apenas dez meses, vê o seu pai ser ferido numa tocaia na sua própria fazenda. No ano seguinte, uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e a estabelecer-se em Ilhéus. Em 1917 a família muda-se para a Fazenda Taranga, em Itajuípe, onde o seu pai volta à lida na lavoura de cacau.
Em 1918, já alfabetizado pela sua mãe, Jorge retorna a Ilhéus e passa a frequentar a escola de D. Guilhermina, professora que não hesitava em usar a palmatória e impor outros castigos aos seus alunos. No ano de 1922 cria um jornalzinho, "A Luneta", que é distribuído aos vizinhos e parentes. Nessa época, vai estudar para Salvador, em regime de internato, no Colégio António Vieira, de padres jesuítas. Ler mais >>


Fonte: Wikipedia



Sinopse
Gabriela, a mulata com a cor da canela e o cheiro do cravo, ficará na literatura como uma formosa figura de mulher, simples e espontânea, acima do Bem e do Mal. Com o seu inigualável lirismo e inspiração poética, Jorge Amado cria personagens inesquecíveis, e o comovente romance de amor do árabe Nacib e da mulata Gabriela coloca-os, sem dúvida, na galeria dos amantes da História da Literatura. Mas Gabriela, Cravo e Canela é mais do que a história de amor do árabe Nacib e da sertaneja Gabriela. É a crónica de uma pequena cidade baiana, Ilhéus, quando passava por bruscas transformações, por volta do ano de 1925. A riqueza trazida pelo cacau possibilitara o desenvolvimento urbanístico e o progresso económico, transformando profundamente a fisionomia da cidade. Pouco evoluíam, no entanto, os costumes dos habitantes, imperando, naquele cenário de violência, a lei dos mais fortes - os fazendeiros - que tendo a seu trabalho os jagunços, impunham o domínio do ódio e do terror. Sensual e inocente, sábia e pueril, a cozinheira Gabriela conquista não apenas o coração de Nacib e de uma porção de ilheenses, mas também o de leitores de vários países e gerações. Levada para a televisão, a sua história transformou-se numa das telenovelas brasileiras de maior sucesso pelo mundo fora. No cinema, o papel de Nacib é vivido por Marcello Mastroianni, e o de Gabriela por Sónia Braga, como já acontecera na novela.

Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado
In Wook

Sem comentários:

Enviar um comentário