Entre título/corpo

23/10/2012

Autor de outubro [2]

Fonte da imagem: abancaqui.livreforum.com 


Patrick Süskind


Patrick Süskind (Amsbach, Baviera, Alemanha, 26 de março de 1949) é um escritor alemão, filho do escritor e jornalista W. E. Süskind. 
Patrick estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e em Aix-en-Provence, França. Publicou primeiro alguns contos, mas foi com o romance “O Perfume” *, lançado em 1985, que obteve o seu primeiro grande sucesso. Seguiram-se mais dois grandes êxitos literários: "A Pomba" em 1987 e “ A História do Senhor Sommer* , em 1991.
Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão. Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar os seus livros em filmes, com medo de que sejam plagiados ou falsificados. Apesar disso, “o Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também guionista de televisão. Escreveu alguns guiões para a TV alemã, como a série "Der ganz normale Wahnsinn" e, com Helmut Fischer,  o guião de "Rossini", uma história que se passa no submundo de Munique. 
O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. A história fez tanto sucesso que no final daquele mesmo ano (1985) foi transformada em livro e alcançou o topo das listas de best sellers na maioria dos países em que foi publicada.

Fonte: Wikipedia

Sinopse de "O Perfume" **


Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele - nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua - uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. 

Fonte: Wook

  * Livros acessíveis na BE da ESJM
** Livro recomendado pelo PNL para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma

Sem comentários:

Enviar um comentário